voltar

Postado em: 13/12/2016 08:39:11

O Hospital Dom Luiz I realizou treinamento do IHAC

No Hospital Dom Luiz I a educação continuada faz parte da rotina hospitalar com o intuito de desenvolver habilidades e competências, para que a equipe multiprofissional mantenha-se atualizada.

hospital amigo da criancaPor ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança,  torna-se referência em amamentação para seu município, região e estado. Todos os colaboradores em atenção mãe-bebê atuam de forma alinhada na aplicação dos 13 passos para o sucesso do aleitamento materno, segundo Portaria n.º 1153-GM/MS, que define estratégias para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, primando pela humanização na assistência e da excelência no serviço prestado.

Esta iniciativa é um privilégio para a Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, Hospital Dom Luiz I. Credenciado desde 2002, recebeu em 2016 a Equipe Supervisora do IHAC para a revalidação do título, que a cada Triênio passa por Avaliação de critérios rigorosos os quais conseguimos alcançar, com a responsabilidade de cultivar a cultura e melhorar a relação mãe e filho, humanizando e trazendo “momento apaixonante entre ambos, buscando o fortalecimento do laço familiar”. A Educação tem de ser contínua e permanente, frente a todo esse desafio de manter uma equipe qualificada para orientações a mãe e família, com parcerias na equipe multiprofissional e responsabilidade na assistência prestada.

 

Sabendo um pouco mais...

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, diminuindo assim as altas taxas de mortalidade infantil. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária em 1992. Já são mais de 20 mil hospitais credenciados na IHAC em todo o mundo, no Brasil 336 e no estado do Pará 11 desses. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os 13 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

voltar
|