"A Central de Material e Esterilização é o coração de um hospital". Assim definiu a coordenadora do setor, enfermeira Livia Dantas, a nova CME da Beneficente Portuguesa, que está totalmente estruturada na unidade hospitalar São João de Deus.
Para que tudo funcione como um arranjo harmônico e orquestrado por profissionais especializados, há um rigoroso processo, com etapas importantes a serem seguidas nesse local. " É na CME que se recebe, lava, seca, prepara, embala, esteriliza, armazena e distribui inúmeros tipos de materiais e produtos para os mais diversos setores do hospital, realizando todos os testes, indicadores, controle de qualidade, rastreabilidade e segurança no processamento" detalhou a coordenadora.
A distribuição dos materiais esterilizados é feita para setores como o Pronto-atendimento, ambulatórios, endoscopia, hemodinâmica, exames, unidades de internação, UTIs, maternidade, centro cirúrgico, além de muitos outros serviços que são abastecidos diariamente e continuamente pela CME.
Este alto investimento feito na nova Central de Materiais Esterilizados é mais um avanço da gestão atual da Instituição, presidida por Alírio Gonçalves. "Tudo isso se tornou possível por termos diretores, gestores e colaboradores alinhados e comprometidos com o desenvolvimento e crescimento da BP, agora mais moderna e equipada com as mais altas tecnologias hospitalares", concluiu o presidente.
Ascom Beneficente Portuguesa
Texto: Helen Alves
Fotos: Jesse Damasceno