As alas do Hospital Beneficente Portuguesa receberam uma nova dinâmica nos últimos dias 6 e 7 de fevereiro. Pois uma iniciativa da equipe de farmacêuticos do hospital propôs uma maneira inusitada de alinhar fluxos e processos internos entre os setores de Farmácia e Enfermagem do hospital.



A dinâmica levou conhecimento, atualização e até mesmo brindes aos colaboradores que antes apresentavam dúvidas a respeito de processos como: reposição de carros de parada, dispensação, Medicamentos Potencialmente Perigosos (MPP), laudos, administração de medicamentos, entre outras questões ligadas ao trabalho multidisciplinar realizado pelos dois setores.


O farmacêutico Henrique Barbosa conta que a ação, que já vinha sendo planejada desde janeiro deste ano, surgiu a partir da preocupação com a segurança dos pacientes.



“Haviam muitas curiosidades a respeito da dispensação e de processos como: laudos, uso de antibióticos e medicamentos psicotrópicos que podem ser perigosos se não forem administrados corretamente. Pensando nisso, nós criamos o dado e levamos essa dinâmica diretamente a quem faz parte desses processos, ou seja, aos nossos espaços de enfermagem”, explica.

A dinâmica aplicada pela equipe consistiu no jogo de um cubo que continha cores e palavras estratégicas ligadas aos processos entre farmácia e enfermagem. 


“O colaborador lançava o dado e na palavra que caía, ele escolhia um número e nós fazíamos quatro perguntas referentes ao tema que caiu para ele. Os colaboradores que responderam corretamente ganharam um brinde de chocolate e aqueles que tiveram dificuldades em responder nós tivemos oportunidade de ajudá-lo a esclarecer as dúvidas e alinhar junto com ele esses processos”, acrescenta a farmacêutica Adriana Melo.

Trabalho multidisciplinar Além do esclarecimento, a dinâmica também serviu para que os colaboradores do setor de enfermagem conhecessem mais a respeito do trabalho e dos fluxos referentes à farmácia do Hospital. O enfermeiro Rayro Monteiro, que atua nas alas Camões e Fidalgo, conta que a dinâmica foi de certa forma didática e também permitiu relembrar acerca do perigo de alguns medicamentos.



“Achei interessante a maneira didática como a dinâmica foi aplicada, com o uso do dado e as cores que facilitam a memorização. A atividade de certa forma serviu como uma ‘via de mão-dupla’. Pois entendemos o trabalho da farmácia e eles entenderam o nosso. Isso faz com que a gente, de fato, trabalhe de maneira multidisciplinar. Que é algo que tanto se fala a respeito. Então para mim foi muito produtivo e sanou dúvidas de muitas áreas”, pontua o enfermeiro.

Ascom Beneficente Portuguesa

Texto: Rebeca Rocha - Assessora de comunicação