A Beneficente Portuguesa inaugurou as novas instalações dos hospitais D. Luiz I e São João de Deus com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e autoridades, no dia 13 de maio. Os espaços são a nova Maternidade, o novo Pronto Atendimento e o Centro de Oftalmologia.

Hospitais da Beneficente Portuguesa combinam tradição à modernidade

Fundada no dia 8 de outubro de 1854, a Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará evoluiu, aliando tradição e modernidade com a dedicação de muitos profissionais especializados na área da saúde em Belém, por meio do Hospital D. Luiz I.

Nesta longa e rica história, sempre direcionada ao futuro, a Beneficente Portuguesa é reconhecida e habilitada pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança, promovendo a saúde e segurança à mulher, apoio ao parto humanizado e ao aleitamento materno, garantindo espaço, liberdade e acolhimento às gestantes e aos seus bebês recém nascidos.

Reforçando a relevância deste trabalho, que envolve uma equipe formada por médicos obstetras, pediatras, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, a Maternidade do Hospital D. Luiz I está totalmente inovadora, com a ampliação de leitos em sua UTI Neonatal, equipamentos de ponta, incluindo atendimento 24h e serviços de vacinação aos bebês nascidos na maternidade da Instituição.

 

NOVO HOSPITAL

Informações gerais:

Cerca de 40 mil m²

Novo Hospital BP - São João de Deus

Constituído por três Blocos (Bloco A, Bloco B, Bloco C) 

Consultórios, Pronto Atendimento, Laboratório de Análises Clínicas, Parque de Diagnóstico por Imagem, Salas de Cirurgia, UTI Adulto

 

Outro grande passo na trajetória da Beneficente Portuguesa, se consolida em 2021. Inaugura-se o mais novo capítulo desta história de assistência hospitalar no Pará com o novo hospital São João de Deus, integrado ao imponente e histórico Hospital Dom Luiz I, deve dobrar o número de empregos, comparado aos mais de 1000 colaboradores, atualmente, destacando esta instituição filantrópica como o maior complexo hospitalar da região Norte, com atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao qual reserva 60% de seus serviços, especialmente os leitos de internação, de acordo com a legislação atual que rege esta prestação, além de convênios, particulares e sócios.


O Hospital São João de Deus, com cerca de 40 mil m² de área construída, traz a Belém um moderno ​Pronto Atendimento de casos clínicos, urgência e emergência 24h em ortopedia e traumatologia, um Centro Especializado de Oftalmologia com consultas e exames realizados​ por um corpo clínico habilitado, e, ainda, novos de leitos nas mais modernas instalações.

No novo hospital São João de Deus, durante a segunda onda da pandemia da Covid-19 e suas variantes, foram abertas, provisoriamente, duas UTIs no 5º e 4º andar com 20 leitos no bloco B, além da entrega do novo laboratório de análises clínicas, no 2º andar em funcionamento pleno.

Outro destaque é a passarela, já ativa, que liga o atual Hospital Dom Luiz I ao novo Hospital São João de Deus, permitindo o acesso e conexão a vários serviços novos e avançados em saúde, o que garante sustentabilidade para o hospital.

 

OBRAS

Na Maternidade, as obras começaram no primeiro semestre de 2021. 

As obras do novo empreendimento, o Hospital São João de Deus, iniciaram em 2016, sendo entregues o bloco de ligação e, neste mês, os blocos B e C. Está previsto para o início do próximo ano o bloco A, com 12 andares.

 

VISITA DO EMBAIXADOR DE PORTUGAL

O novo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, fará a sua primeira visita a Belém, estando entre as autoridades presentes na Inauguração dos novos espaços da Beneficente Portuguesa, um marco no fortalecimento da relação entre a comunidade luso-brasileira, no Pará, e as instâncias do governo português.

 

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

Mais um avanço importante para a Beneficente Portuguesa está no investimento em uma nova versão de sistema de gestão hospitalar e novos equipamentos hospitalares, como a Hemodinâmica IGS 5, que realiza exames de angiografia, com suporte a uma variedade de procedimentos cardiovasculares, oncologia e intervenções em neurologia, o Tomógrafo Revolution Maxima Multislice de 128 canais, capaz de realizar exames em toda a anatomia humana, principalmente a cardíaca, o arco cirúrgico, um aparelho que abrange procedimentos de cirurgias neurológicas, cardiológicas, vasculares e de traumatologia com alta precisão, resolução e segurança ao paciente durante todo o procedimento cirúrgico, mais novos focos para salas de cirurgia, o Raio X móvel, aparelhos de ultrassom, berços aquecidos, incubadoras para a UTI Neonatal, carros de anestesia, camas hospitalares, mesas de parto e muito mais.

Texto: Helen Barata

Ascom Beneficente Portuguesa