Profissionais atuantes no mercado de trabalho e que permanecem ativos também no meio acadêmico-científico. É o que a jovem fisioterapeuta Nathalia Iketani, 34 anos, faz ao aliar a prática aos estudos constantes sobre a sua área de atuação, agregando conhecimentos e a multidisciplinaridade na Saúde.
Há aproximadamente dois anos, Nathália entrou em um grupo de pesquisa, na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS - Cidade de Porto Alegre). O resultado, após concluir os estudos, foram artigos desenvolvidos e apresentados na revista Modern Research in Inflammation/Scientific Research Publishing e em plataformas internacionais de busca de livre acesso à base de dados de citações e resumos de artigos.
Nathalia é especialista em Fisioterapia Cardiovascular pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e é integrante da equipe multiprofissional do Hospital da Beneficente Portuguesa e está como coordenadora do serviço de fisioterapia deste hospital. Confira um pouco mais sobre os trabalhos acadêmicos-científicos da fisioterapeuta.
Quais foram as principais inspirações para o desenvolvimento de suas publicações, os seus artigos?
Tudo começou quando conheci um grupo de pesquisadores no Rio de Janeiro. Entre os membros desse grupo, o Dr. Marcus Vinícios de Melo Pinto, do Instituto Celulari e a Dra. Miriam Baron, da PUC/RS, ambos fisioterapeutas. E outros integrantes de Brasília e do Ceará também se reuniram para promover estudos e futuras publicações internacionais. O grupo desses pesquisadores é liderado pela Dr. Miriam Baron.
Quais são as temáticas?
1. Adenocarcinoma aderido a glândula parótida em estágio avançado: Relato de Caso
2. Abordagem a fibrilação atrial paroxística em um serviço de Cardiologia: Relato de Caso.
3. Estimulação Elétrica Neuromuscular em Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa (publicado em 2019)
Qual o objetivo principal desses trabalhos?
Nos dois primeiros estudos, a proposta foi relatar casos raros de pacientes internados em UTI, com o objetivo de contribuir com o conhecimento dos pesquisadores e ao público de interesse. Já o objetivo do estudo publicado ainda em 2019 foi revisar as publicações científicas específicas sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular e seus parâmetros e, principais resultados em pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, como evitar atrofia muscular e reduzir a permanência dos pacientes em UTI.
O que a motivou a fazer esses estudos?
Desde quando iniciei as pesquisas, em 2019, o meu objetivo é o de contribuir com uma equipe de pesquisa que busca o conhecimento científico e a prática baseada em evidências, visando a interação multidisciplinar.Por que você decidiu destacar a Beneficente Portuguesa em seus artigos?
Devido à valorização e admiração por esse Hospital que trabalho há mais de 10 anos, objetivando o reconhecimento nas plataformas internacionais na buscativa de artigos.
Clique aqui para encontrar os artigos em Modern Research in Inflammation/Scientific Research Publishing.
Ou acesse aqui:
Estimulação Elétrica Neuromuscular em Pacientes em Unidade de Terapia Intensiva: Revisão Integrativa