Foi realizado, no Hospital Beneficente Portuguesa do Pará, o primeiro implante coclear em uma criança de dois anos de idade. O procedimento de implante desse tipo feito no hospital já havia sido realizado, porém, em um paciente adulto. A cirurgia ocorrida na sexta feira, dia 10 de janeiro, durou cerca de cinco horas e foi conduzida pelo Dr. Paulo Fonteles juntamente a sua equipe médica.
O procedimento cirúrgico proporciona habilidade auditiva ao paciente com a finalidade de desenvolver sua comunicação.
O implante coclear é apresenta dois componentes. Um interno introduzido na cóclea através do procedimento cirúrgico. E um componente externo, que será acoplado após haver completa cicatrização da cirurgia. Depois disso, haverá a ativação que deve ocorrer em cerca de 30 a 40 dias posterior à cirurgia.
Também chamado de cirurgia do ouvido biônico, o procedimento tem a função de substituir a cóclea (estrutura do ouvido interno) e estimular o nervo auditivo diretamente.
Quanto mais cedo implantar, melhor o resultado auditivo, por apresentar melhor percepção e competência de linguagem.
"Durante a cirurgia, foi feito pela fonoaudióloga, um exame chamado telemetria, havendo boa respostas do nervo auditivo, presumindo um excelente prognóstico com boa resposta auditiva", esclareceu o Dr. Paulo Fonteles.