Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo recodado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data é celebrada no dia 12 de março.
A doença renal crônica é uma diminuição lenta e progressiva(durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue.
Os principais fatores de risco são o Hipertensão arterial, diabestes (tipo I e II), glomerunefrites, lupus e rins policísticos e SEPSE, mas obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas também podem provocar o surgimento da doença.
Entre os sintomas estão dor abdominal; cãibras musculares; náusea e vômito; falta de apetite; inchaço nos pés e tornozelos; muita urina (xixi) ou urina insuficiente; problemas para recuperar o fôlego e problemas para dormir.
O tratamento para os pacientes renais crônicos podem ser feitos desde à Hemodiálise, da Diálise ao transplante.
Para evitar o risco de contrair a doença, mantendo a saúde dos rins, especialistas da área orientam para uma dieta com pouco sal e pouca gordura, fazer exercícios físicos pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana; fazer exames de rotina regularmente; não fumar e limitar o consumo de álcool.
É aconselhável, ainda, que pacientes com mais de 40 anos façam anualmente uma consulta médica com um nefrologista e realizem os exames de dosagem da creatinina no sangue e o exame de urina.
Ao suspeitar de problemas renais, procure um especialista o mais rápido possível. Um diagnóstico precoce é importante para evitar complicações mais graves e garantir o sucesso do tratamento.