Em alusão ao dia da nefrologia e ao dia mundial do rim, que acontecem respectivamente nos dias 9 e 14 de março, o Centro de Hemodiálise do Hospital Beneficente Portuguesa (Pró-Rim) realizou uma campanha de conscientização que levou informação e um alerta para saúde nefrológica de colaboradores e pacientes.
Só em 2022, o Hospital Beneficente Portuguesa realizou 2.0149 consultas voltadas para a saúde dos rins. Segundo estimativa feita Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), mais de dez milhões de brasileiros convivem com doença renal crônica. Desse total, 90 mil estão em diálise (processo de estímulo artificial da função dos rins), número que cresceu mais de 100% nos últimos dez anos.
Prevenção
Um dos principais alertas emitido pela campanha é que a doença renal crônica pode sim ser evitada através da prevenção.
"Distribuímos diverso panfletos para acompanhantes de pacientes e também colaboradores de nosso hospital os informando sobre o que é a doença renal crônica, quais são os exames necessários para o diagnóstico, quais são os grupos de riscos e orientamos sobre alimentação e a importância da consulta médica frequente”, conta a responsável técnica do Pró-rim, Adriana Beltrão.
Ainda de acordo com ela, foram feitos diversos alertas como a questão da alimentação com muito sódio, açúcar e pouca ingestão de água que são fatores que contribuem para doenças renais.
A expectativa do setor é realizar novas campanhas, desta vez voltadas para a importância do consumo de água e de quebra a questão da sustentabilidade através da adoção de garrafas para reduzir o consumo de descartáveis.
Ascom Hospital Beneficente Portuguesa
Texto: Rebeca Rocha - Assessora de comunicação
Imagens: Divulgação